sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

As Cores

As cores emitem vibrações que afetam o corpo, a mente e o espírito através de vibrações que acionam diversos tipos de energia, geralmente sempre relacionadas ao sentimento.

Associada a um desejo e a uma energia específica, ela favorece os trabalhos mágicos, formando um elo entre o mundo físico e o mundo dos Deuses.

As cores podem ser acionadas de diversas formas, através de ambientes (paredes, artigos de decoração, etc). Na magia, a energia das cores é acionada através da vela.

As cores e suas propriedades:

  • Amarela – relacionada à Mercúrio. Desenvolve o intelecto, as habilidades, dons de todas as ordens, a perspicácia, a eloqüência, o dom da palavra. Atrai sorte no comércio, negociações, viagens e a cura de doenças.
  • Azul – o azul-claro está relacionado ao equilíbrio, à paz, proteção, à harmonia familiar. O azul-marinho é uma cor ligada à riqueza, fortuna e prosperidade. É a cor sagrada de Júpiter.
  • Branca – pode ser usada para qualquer encantamento, é a cor universal.
  • Cinza – cor relacionada à tristeza, ao fracasso. Deve ser evitada.
  • Laranja – relacionada ao Sol, é uma cor que atrai o sucesso de todas as ordens. Deve ser usada em feitiços que visem atrair a prosperidade, a fama, a notoriedade, o otimismo e a conquista de bens materiais.
  • Lilás/Violeta – é a cor da espiritualidade, da transmutação e sabedoria. Dissolve rancores, mágoas. Estimula a intuição.
  • Marrom – cor relacionada a Mercúrio e ao elemento Terra. Deve ser utilizada em encantamentos que tenham o propósito de nos ligarmos à Terra e às coisas relacionadas a ela. Traz as pessoas para a realidade, atraindo a racionalidade e o poder da razão. Ótima cor para ser utilizada quando precisamos adquirir um imóvel.
  • Preta – assim como a branca, é uma cor universal. Ao contrário do que muitos pensam, a cor preta não é negativa, mas sim capaz de nos defender de infortúnios, energias negativas, azar e toda espécie de maldições. É uma cor de poder e a preferida de Bruxos e Bruxas. É a cor mais perfeita, pode ser utilizada para todas as finalidades.
  • Rosa – cor relacionada a Vênus. Deve ser utilizada em encantamentos relacionados ao amor, ao equilíbrio, à amizade e no estabelecimento de boas relações.
  • Verde – cor sagrada de Vênus. Está ligada à prosperidade, à abundância, à proteção. Traz sorte e abre caminhos. Cura, regenera, é a cor da saúde. Ótima para encantamentos que visem atrair oportunidades para a nossa vida.
  • Vermelha – cor de Marte. Deve ser utilizada em sortilégios que visam atrair coragem, garra, vigor, dinamismo, força de vontade, vitória e defender de magia negativa e inimigos. Atrai paixão, autoconfiança, potência sexual.

As Velas


O ato de acender velas em um ritual é uma forma simples de focarmos nossos desejos e vontades. Além disso, é uma maneira simples de intensificarmos a energia criada e invocada. É um poderoso difusor de energia que trabalhará o nosso desejo enquanto sua chama estiver acesa.

A Unção da Vela

Mas para trabalhar essa energia das velas, alguns cuidados básicos se fazem necessários antes de sua utilização. Ao chegarem até nós, as velas já passaram por diversas pessoas, e conseqüentemente encontram-se impregnadas com suas impressões psíquicas.

Com o intuito de eliminar essas impressões e “limpar” a vela e deixá-las prontas para o uso de acordo com o nosso desejo, a unção com azeite de oliva ou com um óleo aromático se faz essencial. Caso prefira usar óleos aromáticos para a unção, segue abaixo uma lista dos mais indicados de acordo com o encantamento a ser executado:

Para rituais de amor: óleos de rosa, vetiver, patchuli, canela, sândalo, manjericão.
Para rituais de prosperidade: óleos de cravo, louro, olíbanos, cedro, carvalho, canela, girassol
Para rituais de saúde: óleos de alecrim, jasmim, lótus, lavanda, sálvia
Para rituais de proteção: óleos de cedro, sálvia, verbena, artemísia, anis.

O Sentido da Unção

O sentido no qual ungimos as velas, antes de sua utilização, também é muito importante.

Do pavio para a base: Unja a vela no sentido do pavio parta a base, quando quiser atrair algo como amor, sucesso, prosperidade, saúde, etc.
Da base para o pavio: Unja a vela da base para o pavio quando quiser afastar algo como pessoas indesejadas, doenças, infortúnios, azar, energias negativas, sentimentos de mágoa, rancor, etc.